gratidão

Como ser mais grato e porquê

Você já agradeceu por algo hoje? Não? Então vou te contar porque o ato de agradecer é tão importante e te passar 4 dicas de como praticar a gratidão no dia a dia!

Por que agradecer?

A maioria das pessoas vive buscando “grandes acontecimentos” que façam sua vida ter sentido. É o caso de uma grande promoção, um grande casamento, uma viagem fantástica. Em busca destes grandes acontecimentos esquece-se do que já possui e está presente em seu dia a dia. Eu era uma dessas pessoas.

Mas quando agradecemos constantemente pelo que temos, passamos a aceitar melhor como a vida é e funciona, nos frustramos menos e nos sentimos mais satisfeitos. Portanto somos mais felizes.

Não estou dizendo que devemos nos acomodar com o que temos e esquecer “os grandes acontecimentos”, e sim para não vermos nossos desejos como o sentido de nossas vidas – até porque a grande maioria deles, depois de alcançados, já são insuficientes. E nem tão pouco vê-los como desejos, mas como planos.

Aceitar os fatos como são e agradecer pelo o que já possui servem de base para definir metas e providências para alcançá-las. Quando aceitamos a vida e damos atenção ao tempo presente podemos ver e agradecer ás oportunidades que nos rodeiam.

Tudo muito filosófico e muito bonito, mas vamos à prática!

4 dicas de como praticar a gratidão

1- Elogie

Costumamos expressar mais as nossas decepções e reclamações do que falar quando gostamos de algo, como se o que acontece de bom fosse uma obrigação e não merecesse agradecimento.  Elogiar é reconhecer algo bom em outra pessoa. E reconhecimento é sinônimo de gratidão, além do que, deixar outra pessoa contente é um bônus e tanto!

Aqui vai um exemplo: Já ouvi muitas pessoas sempre mencionarem quando acham um prato sem sal e deixar passar várias oportunidades de falar quando a comida estava gostosa. O simples fato de ter uma refeição já é motivo de agradecimento, se alguém a fez para você, não deixe de lhe agradecer e, se tiver um elogio sincero, diga.

Procure fazer ao menos 2 elogios por dia a pessoas diferentes, logo a sinceridade positiva se tornará um hábito muito saudável.

2- Três coisas por dia

Esta dica é um exercício. Antes de dormir pense no seu dia e escolha pelo menos três coisas sobre ele para agradecer. Por mais que seu dia não tenha saído como o planejado, sempre haverá coisas boas que valem o seu tempo para reconhecê-las. Nenhum dia é de todo ruim.

Dizem que ir dormir tendo bons pensamentos nos faz acordar de bom humor. Então durma grato e prolongue este sentimento no dia seguinte.

3- Aproveite tudo

Agradecer é também fazer bom proveito das oportunidades da vida. Se estiver fazendo um dia de sol, saia de dentro de casa e do trabalho no seu tempo livre. Se um amigo o convidou para sair, vá. Se você planejava algo de uma maneira, mas aconteceu de uma forma diferente, como você pode aproveitar o novo rumo que a coisa tomou? Crie possibilidades e não as deixe passar.

4- Retribua

Demonstre seu reconhecimento. Se alguém lhe fez algo bom, faça algo legal para esse alguém em troca. Se uma pessoa é importante na sua vida, mostre isso a ela com gestos e atitudes. Mostrar sua gratidão a alguém é tornar mais uma pessoa grata no mundo.

Venho praticando essas dicas há alguns dias e tenho gostado muito dos resultados. Ainda tenho que me esforçar um pouco para fazê-las, mas logo se tornarão um hábito. Meus sentimentos de insatisfação – muito constante- já diminuíram, e tenho a sensação de que meus dias têm sido melhores e diferentes sendo que, na verdade, além da minha perspectiva, nada mudou.

Escrevi este post porque realmente recomendo que experimentem, não só essas dicas como outras que encontrarem e criarem, a ideia é testar o que funciona melhor para você e deixar o seu “obrigado” mais ativo.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.