Tarde Demais

Tarde Demais, de Colleen Hoover – Resenha

Vamos sentar que o assunto é sério.
Colleen Hoover ganhou o amor de muitos leitores com livros new adults com histórias lindas e sensíveis temperadas com drama, mas com Tarde Demais a autora foi além. Muito além. Um livro pesado, mas muito necessário e escrito da forma certa para mexer com o leitor. Espero que nos balance o suficiente para mudarmos certas realidades.

Breve esclarecimento:

Tarde Demais não foi escrito com a intenção de ser publicado, era uma atividade de escape para os bloqueios da autora em seus outros trabalhos, este (Too Late) era postado no wattpad. Graças ao seu apego e aos pedidos dos leitores, Colleen levou a história à editora. Publicado no formato original, o livro possui: um primeiro fim, um epílogo, um prólogo, um epílogo do epílogo e um segundo e último fim.

Sinopse:

Sloan é uma garota que se encontra em mais uma situação delicada na vida e sem perspectivas de sair dela. Namorada do grande traficante Asa Jackson, Sloan vive cercada por pessoas de quem sente medo, é obrigada a suportar um relacionamento extremamente abusivo e a lidar com a mente obcecada do homem que faz de tudo para mantê-la ao seu lado. Porém o aparecimento do misterioso Carter pode balançar a realidade de Sloan e Asa.
Uma história que vai afundo nas práticas de um relacionamento abusivo, na obsessão, e nos efeitos de uma -ou várias- vidas sabotadas.
Que saída há para Sloan?

ouvindo-Tarde DemaisOuvindo: Ain’t No Reason, Brett Dennen

A primeira coisa que vem à mente sobre este livro é uma palavra que o define muito bem: PESADO. Tanto que inclui uma indicação para maiores de idade. Tarde Demais é formado por diversas cenas de muita violência (física e mental), de sexo, drogas, transtornos psicológicos e relações familiares cruéis. Em alguns momentos a escrita é mais descritiva do que gostaríamos, a autora não poupou. Parabéns para ela.

Em alguns momentos não me senti bem e queria que o capítulo acabasse logo e este é exatamente o ponto, Tarde Demais não é um livro para ser confortável! Despertou revolta, enjôo, apreensão e o pior, saber que tudo é verdade em várias vidas por aí, que há muitas Sloans e Asa Jacksons no mundo. Mas também despertou uma pontinha de esperança e muita, muita empatia.

Acho, aliás, que é isso que falta ao mundo: Empatia. Senso do outro.

Sloan me impressionou muito. A princípio você não entende o que faz alguém suportar tudo o que ela suporta e acha que ela é até fraca por não dar um basta no seu sofrimento. Mas aí prestamos atenção na palavra “suportar”. Ela tem um objetivo e ela é FORTE por CONSEGUIR suportar tudo. (Deixando bem claro que não apoio a permanência e o silêncio de ninguém nessa situação!)

Asa Jackson é aquela pessoa que a gente torce o tempo todo para que tropece na rua e quebre o pescoço. Forte?  Só talvez.

Com o passar do livro e, principalmente, nos capítulos após o primeiro “fim”, somos apresentados a infância de Asa e, gente, dá até dó. Quase me arrependo pela parte de tropeçar. É algo forte, pesado como todo o livro, uma infância que moldou sua mente, uma consequência da falta de amor e bons exemplos. Cheguei à beira das lágrimas em vários momentos durante a leitura e, a maioria delas, foi pelo Asa. Quem diria!

Carter é a esperança de belos olhos vestindo jeans, a possível saída que Sloan não imaginava existir e um grande criador de problemas e tensão. O conheçam melhor lendo. Não quero estragar surpresas.

O que enriqueceu a transmissão de sentimentos do livro foi a escrita em primeira pessoa. Os capítulos alteram entra os três personagens principais, o que nos permite ver a história aos olhos daqueles que passam por tudo isso e a entender o que se passa em suas mentes.

Apesar de tantos males, Tarde Demais não é apenas sofrimento, é também um exemplo do que é um amor de verdade, sadio e atencioso e, sobretudo, um exemplo de força.

Para quem estava apenas espairecendo em um bloqueio, Colleen Hoover foi incrível! (Mais uma vez.)

Fica aqui 5 selos, a indicação do livro e a recomendação: Leia se achar que está preparado, respeite seu limite (de idade e do quanto suporta). Encare este livro como uma crítica, um aviso, um exemplo, e um convite para observar e ajudar quem puder.

Nome: Tarde Demais

Autor: Colleen Hoover

Ano: 2018

Páginas: 384
Tarde Demais 5 selos

Um beijo e até a próxima!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.